O comunicador Adroaldo Guerra fez a alegria dos ouvintes e inspirou outros radialistas. Ele foi locutor comercial e de notícias, narrador esportivo, ator, animador de auditório e diretor em rádios em Porto Alegre. Na maior parte da carreira, brilhou no microfone da Rádio Gaúcha. Falecido em 23 de junho de 1984, Vovô Guerra é o pai do jornalista Adroaldo Guerra Filho, o Guerrinha.
Depois da morte do amigo, o fundador do Grupo RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, contou que Vovô Guerra foi um dos seus ídolos, um "excelente animador de auditório". No radioteatro e nas radionovelas, foi ator que "tanto poderia ser vilão como mocinho".
Em reportagem publicada em 1953, a Revista do Globo apresentou Adroaldo Guerra como o "mais conhecido animador do rádio gaúcho", um comunicador "brincalhão, malicioso e perfeito controlador das situações". O início do rádio foi como locutor.
O apelido "Vovô Guerra" surgiu em função dos cabelos grisalhos, antes mesmo de completar 40 anos. Aprovado em concurso, também trabalhou na prefeitura de Porto Alegre. Em 1932, aos 18 anos, foi nomeado auxiliar da administração da limpeza pública. Conciliou o serviço público e a sua paixão, o rádio.
Afastado temporariamente dos microfones, a convite de Cândido Norberto, diretor artístico da Gaúcha, voltou na segunda metade da década de 1940. A emissora montou elenco de radioteatro para enfrentar a líder Rádio Farroupilha. Um dos grandes sucessos foi a radionovela Os Três Homens Maus, protagonizada por Adroaldo Guerra, Walter Ferreira e Cândido Norberto.
Nos anos 1950, Vovô Guerra também foi diretor artístico da Rádio Itaí. Apresentou e dirigiu muitos programas na carreira. Um dos principais foi Histórias do Vovô Guerra, onde contava "historinhas" para as crianças. A atração do rádio foi para a televisão. Nos anos 1960, apresentou o programa na TV Gaúcha, ao lado de Rochelle Hudson.
Guerrinha lembra que o pai era reconhecido facilmente pelo "vozeirão". Poucos dias após completar 70 anos, morreu em casa, vítima de ataque cardíaco. Vovô Guerra já estava aposentado.