O conjunto Os Gaudérios fazia sucesso na programação da Rádio Farroupilha. Em 1958, os músicos Carlos Medina, Neneco, Zé Gomes e Morais Filho deram uma pausa nas apresentações em Porto Alegre para levar a música gaúcha à Europa. O grupo viajou acompanhado dos folcloristas Paixão Côrtes e Nico Fagundes, que formaram pares de dança com as prendas Vera Pratini de Morais e Tais Virmond, alunas da escola de Tony Petzhold.
O convite para a turnê foi feito por uma jornalista francesa, que ficou encantada com as tradições durante visita ao Rio Grande do Sul. A gauchada partiu com a missão de apresentar aos europeus a música, a dança e os costumes do estado do sul do Brasil.
Em texto enviado ao jornal Diário de Notícias, Paixão Côrtes contou que a primeira parada com apresentações ocorreu em Fortaleza. Em 5 de março, em Paris, o grupo fez a estreia no canal de televisão Eurovision. A participação no programa abriu as portas para outras apresentações.
Os gaúchos levaram aos teatros, rádios e TVs as músicas folclóricas, como Tatu, Chotes Carreirinho e Maçarico. O conjunto Os Gaudérios estava com três anos de atividade. O líder era Jarbas Cabral, que usava o nome artístico Carlos Medina. Paixão Côrtes formou e lançou o grupo no Grande Rodeio Coringa, programa de sucesso da Rádio Farroupilha.
Levando a nossa cultura, os gaúchos fizeram apresentações em teatros importantes de Paris, como Mogador e Olympia, além do auditório da Universidade de Sorbonne.
Em edição de 1959, a Revista do Globo publicou fotos da viagem e relembrou a bem-sucedida turnê, que passou também por Itália, Alemanha, Inglaterra, Argélia, Espanha e Portugal.