O bairro Menino Deus, em Porto Alegre, sediou a grande feira agropecuária que antecedeu a Expointer. No parque de exposições da Avenida Getúlio Vargas, era realizada a Exposição Estadual de Animais e Produtos Derivados. A área tinha pavilhões, pista de desfiles e arquibancada.
O melhor da pecuária gaúcha desfilava pela área ocupada hoje pelo Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE) e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado. As principais cabanhas traziam animais a Porto Alegre. Nas fotos acima, veja a exposição realizada em 1931.
Em função do crescimento da cidade e da exposição, o parque do Menino Deus começou a ficar pequeno. O evento já recebia criadores e observadores estrangeiros e de outros estados brasileiros.
A área no Menino Deus tinha 4,5 hectares. O Prado Rio-Grandense ficava naquela área do bairro, perto da Igreja do Menino Deus. No local, em 1909, ocorreu pela primeira fez uma exposição agropecuária.
Em 1969, a 32ª edição da exposição estadual foi a última realizada na capital gaúcha. Em discurso, o então secretário da Agricultura, Luciano Machado, lembrou que o parque foi construído no bairro em 1911.
Para a construção de novo parque, o governo do Estado comprou área de 64 hectares da Fazenda Kroeff, em Esteio. Em 1970, de forma ainda muito improvisada, a 33ª Exposição Estadual de Animais já ocorreu na cidade da Região Metropolitana. Inicialmente, a imprensa apresentava como o "novo Parque de Exposições Menino Deus". Em 1972, começou a Expointer.