Quando recuperamos gravações de programas antigos da Rádio Gaúcha, é uma alegria só na redação. Infelizmente, pouco material ficou preservado antes da década de 1960. Há alguns meses, o ouvinte Pedro Brinckmann me entregou em mãos uma raridade. O disco de acetato guarda uma reportagem do programa Comando Pioneira, de 14 de abril de 1952.
Brinckmann não sabia se a gravação estava preservada depois de mais de 70 anos. Em um toca-discos, dias depois, eu e o operador de áudio Paulo Fraga, rodeados de outros colegas, fomos em busca da resposta. Mesmo com danos em partes do disco, os sorrisos surgiram quando começamos a ouvir as vozes. Incrível! Mesmo com muito ruído, ouvimos a reportagem realizada em 1952.
O locutor Aden Rossi anuncia o caso de uma ouvinte que reclama do leite sujo com carrapatos, e chama Aramis Brinckmann, que a entrevista. Na voz de Alice Meireles, que levou ao departamento de jornalismo da emissora a garrafa, a reclamação da qualidade do leite.
Aramis Brinckmann, que trabalhava no setor administrativo da rádio, era pai de Pedro Brinckmann. O filho comentou que o pai se aventurou ao microfone por ausência de um colega. A emissora ficava naquela época no Edifício União, no Centro Histórico, em Porto Alegre.
Como não está preservada toda a reportagem, ficamos curiosos quando Aramis perguntou o nome do leiteiro que vendeu o produto sujo para a moradora da Rua Lucas de Oliveira. O áudio acaba bem na hora da resposta. Obrigado, Pedro, por compartilhar esta preciosidade com tantos ouvintes.
A Rádio Gaúcha, inaugurada em 1927, é a mais antiga em atividade no Rio Grande do Sul depois do fechamento da Rádio Pelotense.