Depois dos primeiros anos de transmissões no Grande Hotel e num sobrado da Rua dos Andradas, a Rádio Sociedade Gaúcha construiu estúdio e icônicas torres no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O prédio e as antenas ficavam em frente à hidráulica municipal, na praça de desportos Dr. Montaury (atual Parque Tenístico José Montaury). Mesmo antes da conclusão, pela proximidade com o Estádio da Baixada, foi possível narrar a primeira partida de futebol do rádio gaúcho.
A Gaúcha comemora o aniversário em 8 de fevereiro. É a data convencionada como fundação. No início daquele mês em 1927, reuniões foram realizadas em casa da Rua da República, na Cidade Baixa, para constituição da sociedade formada por amadores apaixonados pela radiotelefonia. Depois de reunirem mais sócios, comprarem equipamentos e realizarem testes, inauguraram a emissora em 19 de novembro no sexto andar do Grande Hotel, onde não ficaria por muito tempo. Em janeiro de 1929, já operava em um sobrado na Praça da Alfândega, ao lado da Farmácia Carvalho.
Em busca de uma área melhor para operação da rádio, a direção decidiu sair do Centro. Em março de 1931, o jornal A Federação noticiou os planos de construção de um pavilhão e torres para as antenas no Moinhos de Vento. Em texto sobre os primeiros anos da Gaúcha, publicado em 1936, a revista carioca Vida Doméstica detalha que em outubro de 1931 começou a montagem do novo transmissor Telefunken em barracão de madeira na praça. Inicialmente, as antenas ficaram em torres metálicas de 23 metros de altura emprestadas pelo Exército. As duas famosas torres de madeira, de 50 metros, ainda não estavam prontas.
Com a proximidade do Estádio da Baixada, foi possível puxar fios para fazer a primeira narração de uma partida de futebol no rádio no Rio Grande do Sul. O Grêmio venceu por 3 a 1 a seleção do Paraná na tarde de 19 de novembro de 1931. O locutor Ernani Ruschel fez a pioneira transmissão esportiva.
Normalmente, a rádio transmitia apenas à noite, com música, leitura de notícias dos jornais e previsão do tempo na programação. Em nota no jornal A Federação em 24 de dezembro de 1931, a emissora pediu que ouvintes enviassem cartas com impressões sobre a qualidade de som da nova estação transmissora. O endereço para correspondência ainda era a sede social da Rua dos Andradas.
Em reportagens da Revista do Globo e da Vida Doméstica, na década de 1930, foram publicadas fotos raras do moderno estúdio no Moinhos de Vento. Em 1935, ao lado das antenas, aparece a sede da rádio, um pequeno prédio de alvenaria, com porta e duas janelas na frente.
Poucos anos depois, a emissora voltou ao Centro, em estúdio na Rua Sete de Setembro. Em 1950, a Gaúcha fez nova mudança para o Edifício União. Quando foram desmontadas e qual o destino das antenas de madeira? Consultei pesquisadores e jornais da época. Nenhuma certeza. Sigo em busca da resposta.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)