A Rádio Gaúcha comemora aniversário em 8 de fevereiro. É a data convencionada como fundação em 1927. Ela nasceu como uma sociedade de amadores apaixonados pela radiotelefonia, como chamavam na época. Muitos dos pioneiros participaram da breve experiência da Rádio Sociedade Rio-Grandense em 1924 na capital gaúcha. Três anos depois, não queriam mais sintonizar apenas emissões de São Paulo e Buenos Aires, por isso voltaram a se mobilizar para Porto Alegre ter sua estação transmissora.
O pesquisador e professor Luiz Artur Ferraretto, no livro Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40): dos pioneiros às emissoras comerciais, conta que eles tentavam reverter as expectativas pessimistas após fracasso da Rádio Sociedade Rio-Grandense e da inconstância das transmissões da Sociedade Rádio Pelotense. As reuniões foram realizadas na casa de Carlos Ribeiro de Freitas na Rua da República, no bairro Cidade Baixa. Na noite do dia 5 de fevereiro de 1927, ficou decidida a criação da associação. No encontro da noite de 9 de fevereiro, aprovaram o nome Rádio Sociedade Gaúcha, sugerido pelo médico oftalmologista Ivo Barbedo.
O comitê criado para escrever o estatuto era composto por Alcides Cunha, Carlos Ribeiro de Freitas, Gabriel Fagundes Portella, Leovegildo Velloso, Ivo Barbedo, Olavo Ferrão Teixeira e José Baptista Pereira. O jornal A Federação noticiou que novos amadores poderiam fazer adesão na lista de inscrições deixada na casa de comércio de Raul Lagomarsino. O sobrado na Rua dos Andradas viria a ser a sede provisória até a montagem do primeiro estúdio.
O primeiro presidente eleito foi Fernando Martins de Souza, então chefe do Departamento de Obras Novas da Intendência de Porto Alegre. Em março, foi formada outra comissão para fazer propaganda e buscar mais sócios. Os meses seguintes foram de trabalho para arrecadação de verbas e montagem da estação. Em outubro, o redator da seção Radiotelefonia, do jornal Diário de Notícias, descreveu assim o estúdio no sexto andar do Grande Hotel, na Rua dos Andradas: "entramos numa ampla sala que tem ao fundo uma câmara exótica, feita de pano escuro. Exterior e interiormente, lembra-nos quiçá as cavernas terríficas das bruxas do demônio. Nada disso. É o estúdio".
A Rádio Sociedade Gaúcha tinha trezentos sócios que pagavam mensalidade e foi inaugurada oficialmente em 19 de novembro de 1927. Desde setembro, fazia transmissões experimentais e o primeiro a falar no microfone foi Bolivar Carneiro da Fontoura.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)