A Rádio Pelotense saiu do ar depois de 98 anos. Na noite de quinta-feira, 31 de agosto, a emissora de Pelotas encerrou as transmissões. Durante o dia, comunicadores se despediram dos ouvintes do AM 620, que já não podem acompanhar os programas a partir desta sexta-feira, 1º de setembro. Inaugurada em 1925, era a rádio mais antiga em operação no Rio Grande do Sul. Como tantos outros apaixonados pelo rádio, só posso lamentar. É um dia muito triste para o rádio gaúcho.
Nas últimas semanas, tentei conversar com a direção da emissora do sul do Estado, mas não obtive retorno. Qual a chance da Pelotense retornar no FM? Em comunicado publicado no jornal Diário Popular, a direção da S.A. Rádio Pelotense informou que decidiu interromper as transmissões em AM, aguardando decisão do Ministério das Comunicações sobre pedido de migração para o FM. Importante lembrar que o rádio AM (Amplitude Modulada) vai acabar no Brasil.
A Pelotense foi a primeira rádio do interior do Estado. Em Porto Alegre, de curta trajetória, a pioneira foi a Rádio Sociedade Rio-Grandense, em 1924. Na rica cidade de Pelotas, em 1925, seria fundada a Sociedade Rádio Pelotense. O pesquisador Luiz Artur Ferraretto aponta divergências sobre a data. O dia 6 de junho é indicado em nota publicada três dias depois pelo Diário Popular, que citou a diretoria composta dos "apreciáveis senhores Baldomero Trápaga y Zorrilla, major Alexandre Gastaud, Arthur A. Assumpção, doutor Affonso Gastal, Tobias G. Sica, doutor Bazileu Azevedo e Antonio Henrique Nogueira Filho".
Por outra nota do jornal A Opinião Pública, a fundação da rádio foi em 7 de agosto daquele ano na Biblioteca Pública Pelotense, com leitura e aprovação dos estatutos. A primeira diretoria foi assim formada: intendente de Pelotas, Augusto Simões Lopes, presidente honorário; Baldomero Trápaga y Zorrilla, presidente; Samuel Moreira, secretário; e Carlos Sica, tesoureiro. Na noite de 25 de agosto de 1925, Alberto Gomes fez a primeira transmissão da emissora de Pelotas.
Devido ao encerramento das transmissões da Pelotense, a Rádio Gaúcha passar ser a emissora mais antiga em atividade no Rio Grande do Sul. Fundada em 8 de fevereiro de 1927, a Gaúcha foi inaugurada em novembro daquele ano no Grande Hotel, junto à Praça da Alfândega.