Depois de contar no Almanaque Gaúcho a história de oito décadas da família Bothomé em uma mansão do bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, surgiram detalhes sobre a construção e os primeiros moradores. O palacete da década de 1930 passa por restauração em um projeto imobiliário na Rua Barão de Santo Ângelo. O empresário italiano Guido Corbetta e a família moraram na casa antes da mudança para São Paulo.
O projeto da mansão é do engenheiro italiano Armando Boni, que foi professor da Escola de Engenharia e responsável por obras importantes como a concha acústica do primeiro Auditório Araújo Vianna e do edifício da Livraria do Globo. A estilista Anna Maria Corbetta Boni Albertazzi, neta de Boni e Corbetta, nunca visitou o palacete, mas já ouviu muitas histórias na família, principalmente da tia Yolanda, de 94 anos.
Corbetta era sócio de um curtume em Muçum, no Vale do Taquari. Em Porto Alegre, morava com a esposa Maria e as três filhas: Ada, Yolanda e Renata. As famílias Corbetta e Boni eram amigas, inclusive veraneavam juntas em Capão da Canoa. As meninas Ada e Yolanda foram estudar na Itália em 1936, quando a família já residia na nova casa da Rua Barão de Santo Ângelo.
Em álbum de família, estão preservadas fotos do terreno antes da construção e dos primeiros anos na linda residência. Depois de deixar a sociedade no curtume, Guido Corbetta seguiu em 1942 para São Paulo, onde se dedicou ao mercado imobiliário.
— A casa tinha quadra de tênis, onde minha avó jogava, e um galinheiro, onde minha mãe gostava de se esconder e comer pitanga — relembra Anna.
Corbetta vendeu a residência ao libanês Elias Bothomé, que a ofereceu como presente de casamento para a esposa, Loris. Casados no início de 1942, foram morar no palacete, reformado e ampliado anos depois. No local, criaram os filhos Clóvis e Jussara.
O imóvel, inventariado como estruturação pela prefeitura, abrigará as áreas sociais do empreendimento Barão 428, da WOSS Incorporadora. Uma torre de apartamentos ficará ao lado.
O Almanaque Gaúcho proporciona estas descobertas. A partir das publicações, surgem outras informações sobre fatos, locais e personagens.