Depois de 14 anos sem as cavalhadas, a tradição é retomada em Santo Antônio da Patrulha. A encenação de lutas entre mouros e cristãos ocorrerá no próximo domingo (17), no parque do Sindicado Rural. Desde 2023, por lei, a celebração trazida por colonizadores luso-açorianos faz parte do patrimônio cultural do município no Litoral Norte.
O historiador e coordenador municipal de Cultura, Fernando Lauck, conta que o primeiro registro em Santo Antônio da Patrulha é de 1845, no fim da Revolução Farroupilha. A celebração ocorreu na Cidade Alta, atualmente Avenida Borges de Medeiros e praça Júlio de Castilhos. Originalmente, era realizada na data do padroeiro, 13 de junho, ou na festa do Divino Espírito Santo.
— A retomada é motivo de muito orgulho. Por falta de mobilização, a tradição se perde muitas vezes, porque precisa de muita gente. Nós precisamos retomar para perpetuar algo trazido pelos colonizadores — comenta Lauck.
As cavalhadas retomam uma celebração para lembrar da reconquista cristã da Península Ibérica, atuais territórios de Portugal e Espanha. O espetáculo reúne de 10 a 12 cavaleiros de cada lado. Os cristãos vestem azul e os mouros (árabes), vermelho. Uma personagem protagonista é Floripa, princesa moura convertida ao cristianismo. A apresentação tem ainda três mascarados, dois "Espia" (espiões) e Sofia, a mulher de um deles.
Além das lutas, as cavalhadas têm os jogos de paz: jogo da argola (pegar argola com a lança), passagem da lança (lança jogada por cima de uma trave para ser agarrada no outro lado) e derrubada das cabeças (simulação com espada). Os cavaleiros demonstram habilidades como nos torneios medievais.
A retomada das cavalhadas ocorre depois da criação da comissão municipal do folclore de Santo Antônio da Patrulha. O projeto é realizado pela HC produções, com apoio da prefeitura e da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Cavalhadas de Santo Antônio da Patrulha
- Quando: 17 de março (domingo)
- Horário: abertura oficial e início da cavalhadinha, às 14h; espetáculo das cavalhadas, às 15h30
- Local: Parque do Sindicato Rural (RS 030, km 47, bairro Barro Vermelho)
- Ingresso: entrada gratuita