Sem se perder no Labirinto Verde, seu passeio em Nova Petrópolis estará incompleto. A atração turística fica na Praça das Flores, no centro da cidade da serra gaúcha. A diversão é certa para crianças e adultos. Entre os ciprestes, os visitantes vão de um lado para o outro, tentando chegar ao centro, com a recompensa de uma bela fotografia ou vídeo no final. O labirinto foi inaugurado em 1989.
O alemão Hans Hermann Hesse, morador do município até hoje, plantou os primeiros ciprestes. A inspiração veio de outro labirinto, do parque Schönbusch, de Aschaffenburg, cidade da Alemanha onde viveu na infância e boa parte da juventude. O alemão é mestre na produção comercial de plantas ornamentais.
Hesse contou com o apoio da prefeitura e a parceria do arquiteto Lauro Alberto Schuch, responsável pelo desenho da atração turística. O local escolhido era uma quadra esportiva. Hesse lembra que as bolas caíam com frequência nos canteiros de flores. Sem jogos, as plantas foram preservadas. A solução para o problema fez surgir o cartão-postal da cidade.
Com entrada gratuita, o local é acessível para visitantes de todas as classes sociais. Ele foi concebido com 64 possibilidade das pessoas se perderem. A presidente da Rota Romântica, Terezinha Haas, era a secretária de Turismo de Nova Petrópolis na época. Ela recorda que, poucos anos depois, foi necessário facilitar o percurso. Os adultos, em especial, ficavam frustrados quando não conseguiam chegar ao centro. A ex-secretária explica que esse não era o objetivo, já que a atração foi criada para ser uma brincadeira, unindo o verde e o lúdico. No início, crianças da cidade chegaram a fazer desenhos para ajudar os visitantes.
Em 2011, o labirinto foi refeito, com plantio de mais de 1.700 mudas de ciprestes. Atualmente, são 28 metros de diâmetro e mais de 2 metros de altura das paredes verdes.
Labirinto Verde
- Endereço - Praça das Flores, centro de Nova Petrópolis
- Entrada - gratuita
- Horário - das 7h às 20h, todos os dias