A Revolução Federalista deveria ser rápida, mas durou quase três anos, entre 1893 e 1895. A guerra civil nos três estados do Sul do Brasil deixaria feridas abertas, que apareceriam na Revolução de 1923. O historiador Gunter Axt é convidado do podcast Aconteceu no RS para explicar o conflito que ficou conhecido como a Guerra da Degola.
O número de mortos seria superior a 10 mil, o que representava 1% da população gaúcha. No Rio Grande do Sul, as forças se dividiram entre os republicanos, liderados por Júlio de Castilhos, e os federalistas, grupo de Gaspar Silveira Martins. A guerra civil avançou para Santa Catarina e Paraná.
Degolas, orelhas de adversários carregadas como lembrança e outras brutalidades marcaram o período. Ouça o podcast para entender como as disputas políticas na nascente república brasileira resultaram na guerra em 1893.
Os episódios anteriores desta temporada do podcast Aconteceu no RS tratam das causas e dos combates da Revolução de 1923, a última da série de três guerras civis no Rio Grande do Sul.