Bandinha, chope e comida típica alemã não podem faltar em uma Oktoberfest ou em um Kerb. No mês de outubro, ocorrem muitas festas em cidades gaúchas. A primeira Oktoberfest do Brasil foi realizada em 1911 na Sogipa, em Porto Alegre. Santa Cruz do Sul e Igrejinha realizam as duas maiores festas de origem alemã no Rio Grande do Sul.
O Kerb também é muito comum. Dois Irmãos, no Vale do Sinos, realiza um dos maiores, sempre em setembro. Oktoberfest e Kerb têm muitas coisas em comum atualmente. As principais diferenças estão nas origens e nas datas. O Kerb tem uma tradição mais antiga nas celebrações alemãs no Rio Grande do Sul. A Oktoberfest cresceu a partir da década de 1980.
Oktoberfest
A Oktoberfest surgiu em Munique, na Alemanha. A festa na Baviera começa na metade de setembro e termina nos primeiros dias de outubro. A tradição nasceu em 1810, no casamento do príncipe bávaro Ludwig, posterior rei Ludwig I, e da princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. Se você gosta da festa, agradeça a Andreas Michael Dall'Armi, major da Guarda Nacional da Baviera, que leva a fama por sugerir uma corrida de cavalos para celebrar o enlace real.
O casamento ocorreu em 12 de outubro e a festividade popular, em 17 de outubro. Com o sucesso, ficou decidido que o evento seria realizado novamente no ano seguinte, com organização da associação agrícola da Baviera. Em 1813, a Oktoberfest já precisou ser cancelada pela primeira vez por causa das guerras napoleônicas. Com o encerramento do conflito, a festa voltou financiada de forma privada. Em 1824, a cidade de Munique concedeu a Dall'Armi uma medalha de ouro por inventar a Oktoberfest.
Em 8 de outubro de 1911, em Porto Alegre, foi realizada a primeira Oktoberfest do Brasil. O grupo Die Haberer, fundado para cultuar as tradições bávaras, uniu-se à Turnerbund (atual Sogipa), que tinha a sede no Centro e comprou uma área para campo esportivo no bairro São João. Em torno de duas mil pessoas participaram da festa. Nos anos 1940, o grupo Die Haberer foi incorporado à Sogipa como Departamento de Bávaros. Durante a Segunda Guerra Mundial, como muitas atividades dos alemães, a Oktoberfest do clube precisou ser interrompida. Uma parada mais longa ocorreu entre 1969 e 1980, quando voltou reformulada.
A Oktoberfest foi popularizada entre os brasileiros a partir da década de 1980. Em 1984, foram realizadas as primeiras edições de Blumenau e Santa Cruz do Sul. Em Igrejinha, começou em 1988.
Kerb
O Kerb é anual, variando de uma localidade para outra. A data está ligada ao padroeiro da comunidade católica ou data de lançamento da pedra fundamental da igreja luterana, como explica o pesquisador e escritor Felipe Kuhn Braun. Em Dois Irmãos, no Vale do Sinos, por exemplo, é realizado no dia 29 de setembro, dia de São Miguel.
Importante esclarecer que não é uma festa de um único dia. O termo "kerb", inclusive, virou sinônimo de festas longas. Antigamente, durava em média três dias. Os familiares chegavam de longe. Os anfitriões matavam um porco e preparavam muita comida. A programação precisava ter missa ou culto, casa cheia e baile.
O Kerb de Dois Irmãos foi realizado durante cinco dias em 2022. Nas colônias de imigrantes alemães no Rio Grande do Sul, o Kerb tem uma tradição mais antiga.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)