O Natal Luz leva todos anos turistas de todo o Brasil para Gramado, na Serra gaúcha. É o sonho de viagem de muitas famílias, atraídas pelas luzes, espetáculos e clima natalino. O evento está na 36ª edição em 2021, com três meses de programação. O Natal Luz começou em 1986, numa única noite, realizado junto com a programação da 12ª Festa das Hortênsias. Nem os criadores do evento na prefeitura de Gramado poderiam imaginar a importância que o período de Natal teria para a região 35 anos depois.
A primeira edição foi na noite de um sábado, 27 de dezembro de 1986. A reportagem de Zero Hora destacou que nem a chuva fina afastou o público. A festa seria no final de semana anterior, mas precisou ser adiada pelas condições climáticas. A programação contou com centenas de coristas, de 30 corais gaúchos. Eles saíram caminhando do Lago Joaquina Rita Bier e desceram a Avenida Borges de Medeiros segurando velas e cantando músicas natalinas. Em frente à Igreja Matriz São Pedro, se apresentaram com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), regida pelo maestro Eleazar de Carvalho. Trinta Papais Noéis participaram da caminhada. Três trenós foram puxados por cavalos. O final do show foi marcado por espetáculo pirotécnico, quando os corais e o público cantaram Noite Feliz.
Com o evento, a prefeitura queria levar para as ruas as comemorações restritas, na época, ao ambiente familiar. Atendendo a um pedido dos organizadores, as residências e estabelecimentos comerciais ficaram iluminados naquele ano, que mudou para sempre o Natal em Gramado e na região.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)