Não teve para nenhuma outra convidada. A democracia foi a mais celebrada na cerimônia de diplomação do presidente eleito Lula (PT) e do vice Geraldo Alckmin (PSB) no Tribunal Superior Eleitoral, nesta segunda-feira (12). A palavra foi citada uma série de vezes nos discursos de Lula e do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.
"A democracia precisa ser defendida a todo custo daqueles que tentam sujeitá-la a seus interesses e suas ambições", afirmou o presidente eleito. Após receber o diploma, Lula disse que aquele não era um documento só dele, mas "de uma parte significativa do povo, que reconquistou o direito de viver em democracia nesse país".
Lula se emocionou, como já havia ocorrido em sua primeira diplomação, ao mencionar o fato de não ter recebido um diploma universitário, e este "primeiro diploma" ser o de presidente da República. Esta é a terceira vez que Lula é diplomado presidente.
Já Alexandre de Moraes, mais aplaudido até que o presidente diplomado, fez questão de destacar a importância do Poder Judiciário, da solidez das instituições no Brasil e reforçou a lisura do processo eleitoral. Moraes disse ainda que as urnas são "motivo de orgulho".
"Essa diplomação atesta vitória plena e incontestável da democracia contra os ataques antidemocráticos, desinformação e contra o discurso de ódio proferido por diversos grupos que identificados, garanto, serão responsabilizados para que isso não retorno nas próximas eleições", disse Moraes.
As falas de Lula e de Moraes não foram à toa. Os discursos se fizeram necessários diante de contestações sem fundamento, sem provas, que partiram de diferentes segmentos da sociedade, em especial nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Daí a importância de falas contundentes, que exaltem o Estado Democrático, e garantam o cumprimento das regras em benefício de todos os 215 milhões de brasileiros.
A cerimônia desta segunda é mais um passo na direção do cumprimento das regras. E é assim que uma sociedade séria deve ser: com leis respeitadas e direito dos seus cidadãos assegurados.