Em uso desde 1996 no Brasil, a urna eletrônica é um dos assuntos que mais provoca questionamentos e levanta debates durante o período eleitoral. Para responder as dúvidas que ainda persistem antes das eleições de 2022, o podcast Descomplica, Kelly! ouviu o professor Jéferson Campos Nobre, que integra o Instituto de Informática da UFRGS e atua na área de segurança cibernética. Ele explica que a urna é um computador, mas diferente do qual encontramos no cotidiano, ressaltando a segurança:
— Tem programas dentro dele (o computador), softwares, e um deles faz a contagem dos votos. Cada voto é individualmente registrado, chamado Registro Digital de Voto, o RDV, que é criptografado, protegido. Não tem como ver em quem tu votaste, ele só guarda essa informação, mas não tem a informação de qual eleitor que fez aquele voto. No final, todos os votos geram o boletim, que é um resumo da votação que aconteceu naquela urna.
Na conversa, o professor explica como a urna computa os votos e a ligação da máquina com a internet, além dos códigos e comandos da urna, como o chamado código fonte. Ele também comenta sobre a referência do Brasil para países no exterior.