A Executiva Nacional do MDB aprovou nesta quarta-feira (29) uma orientação, chamada de "indicativo", para a formação de uma aliança do partido no Rio Grande do Sul com o pré-candidato pelo PSDB ao governo, Eduardo Leite. A aprovação foi por unanimidade, ou seja, sem nenhum voto contrário dos integrantes da Executiva.
Conforme comunicado publicado nas redes do MDB, o indicativo é em favor da aliança com o PSDB e o Cidadania, siglas que formaram uma federação partidária, para a disputa do governo do RS. A Executiva afirma que a aliança com os tucanos é "fundamental" para o projeto em torno da candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República.
Nos bastidores, a aprovação foi lida da seguinte forma: é um recado político absolutamente direto para os emedebistas gaúchos. Caso não formem aliança com o PSDB e o Cidadania, estarão contrariando o desejo do MDB nacional e, neste sentido, receberão em troca uma "não atenção" para as candidaturas no Rio Grande do Sul. As cúpulas nacionais dos partidos são responsáveis por definir a distribuição dos recursos do fundo eleitoral.
"É um recado político, algo como 'faça a aliança' e, se não fizer, 'não conte comigo'", observou um interlocutor à coluna. Outro integrante do MDB em Brasília avalia que o Rio Grande do Sul poderá optar pelo caminho da candidatura própria, sim, mas se esse for o caminho escolhido, a ala gaúcha "terá que se virar".
Atualmente, o MDB gaúcho está unido no sentido de confirmar a pré-candidatura de Gabriel Souza ao Palácio Piratini.
A partir da publicação da Executiva, a coluna procurou o deputado estadual Gabriel Souza. Por telefone, Souza se limitou a dizer que seu posicionamento não mudou e que o MDB "deve ter candidatura própria a governador".
Mais cedo, ele havia postado a seguinte mensagem nas redes sociais: "Diante da convocação de reunião da Executiva do @MDB_Nacional p/ tratar de alianças nos estados, reafirmo a minha convicção de que o @mdbrs15 deve ter candidatura própria para governador. Acredito que o RS precisa de novos nomes e ideias p/ um amplo projeto de desenvolvimento".