A lista de nomes ligados ao futebol que pretendem concorrer na eleição de outubro ganhou mais um nome no Rio Grande do Sul. É a ex-jogadora Duda Luizelli, uma das maiores personalidades quando o assunto é futebol feminino no Brasil.
Além da trajetória em campo, Duda foi coordenadora das Seleções Brasileiras Femininas na CBF, posto que ocupou até janeiro deste ano.
Conforme a coluna apurou, Duda se filiou ao Cidadania para concorrer à uma cadeira na Assembleia Legislativa. O convite partiu da deputada estadual Any Ortiz, parlamentar mais votada para o legislativo no Estado em 2018, e que desta vez tentará uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília. Um dos aspectos que pesou para que Any formalizasse o convite a Duda é o desejo de levar mais mulheres para a política.
Futebol feminino
Duda Luizelli teve carreira enquanto jogadora e também gestora de futebol. Foi ela quem reabriu, em 1996, o departamento de futebol feminino no Internacional. Como mostrou reportagem da Revista Donna, o Inter está presente em toda a trajetória de Duda.
Além de jogadora na equipe colorada, ela foi responsável, recentemente, por coordenar todo o futebol feminino do Internacional desde as categorias de base.
Enquanto atleta Duda também fez carreira no exterior. Ela foi a primeira gaúcha a jogar futebol fora do país, na Itália. Como atleta, passou pelos clubes Milan e Verona entre 1993 e 1995. Depois, quando voltou da temporada na Europa, decidiu montar uma escolinha de futebol.