O Rio Grande do Sul já se prepara para vacinar crianças com a CoronaVac e tem doses disponíveis em solo gaúcho. Isto será possível graças à decisão da Anvisa, que, nesta quinta-feira (20), autorizou, de forma emergencial, o uso do imunizante para os pequenos. Agora, será necessário que o Ministério da Saúde formalize a inclusão das doses no plano nacional e que permita que as vacinas já em poder dos Estados possam ser aplicadas na população entre seis e 11 anos.
Pelas redes sociais, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que todas as vacinas autorizadas pela Anvisa (caso da CoronaVac para crianças) são consideradas para a Plano Nacional de Operacionalização (PNO). Na prática, é uma espécie de orientador para Estados e municípios, com informações do esquema de vacinação proposto pelo ministério.
"Aguardamos o inteiro da decisão e sua publicação no Diário Oficial da União", informou Queiroga.
Conforme a coluna apurou junto à Secretaria Estadual de Saúde, atualmente o RS possui 83.330 doses da CoronaVac que ainda não foram distribuídas aos municípios. Além disto, há as doses que estão junto às prefeituras. Em Porto Alegre, por exemplo, há 28 mil doses da CoronaVac disponíveis.
E essas doses poderão automaticamente ser aplicadas em crianças? É preciso verificar três pontos, segundo a secretária de Saúde do RS, Arita Bergman.
São eles: um levantamento de quantos adultos ainda precisam de CoronaVac (para segunda dose, por exemplo), a orientação do Ministério da Saúde aos Estados e a posterior pactuação junto às prefeituras, que são as responsáveis por organizar a aplicar as doses da vacina na população.