No episódio desta quinta-feira (6), o podcast "Descomplica, Kelly" trata sobre o cenário vivido pelo Brasil neste janeiro de 2022, com aumento expressivo no número de casos positivos de covid-19. As festas de final de ano fizeram com que mais gente tivesse contato com o vírus e, como consequência, houve crescimento na busca por testes nas farmácias e postos de saúde.
Reportagem de Marcel Hartmann em GZH mostrou que além de maior procura por testes, hospitais e laboratórios privados do Brasil e do Rio Grande do Sul notaram grande crescimento nos diagnósticos positivos para a doença. Dados da rede privada indicam tendência de piora da pandemia em meio ao apagão de estatísticas oficiais após invasão hacker ao Ministério da Saúde.
A notícia boa é que, em que pese o aumento de casos, não há elevação do número de hospitalizações, nem da média de mortes.
Nosso convidado é o Coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter. A receita dele é simples: vacina, máscara e combate às fake news.
Confira o podcast:
Ouça o podcast "Descomplica, Kelly" de segunda a sexta-feira no Spotify e aqui em GZH.