A prefeitura de Porto Alegre segue atenta para aplicar a vacina contra a covid-19 em toda a população da Capital. Neste sentido, decidiu mapear, bairro a bairro, onde estão localizadas as pessoas que ainda não foram receber o imunizante, mesmo tendo o direito de fazê-lo gratuitamente nos postos de saúde e locais pré-determinados.
A intenção é descobrir quais regiões eventualmente podem ter mais "fujões" e entender por qual razão estes ainda não conseguiram fazer a vacina.
A partir daí, os técnicos pensarão em estratégias diversas para chegar a este público.
— Estamos mapeando por bairro onde há mais as pessoas que se recusam a se vacinar, para pensarmos em estratégias diversas. Pois pode ser que estejamos errando também nos locais de vacina, aí podemos mudar o acesso — exemplificou o coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, à coluna.
A preocupação se acentua a partir do avanço da variante delta, que tem colocado autoridades em alerta no mundo todo.
Cronograma
Nesta sexta-feira, Porto Alegre ampliou a imunização contra o coronavírus para jovens com 23 anos ou mais. A aplicação das doses estará disponível em 12 unidades básicas de saúde, no Bourbon Wallig e no novo ponto de vacinação no Shopping Total.
Nos mesmos locais, ocorrerá a vacinação para adolescentes com comorbidades a partir de 12 anos, gestantes e puérperas.