
O governo do Estado inicia, nesta segunda-feira (3), a distribuição do lote da CoronaVac, que chegou ao RS no último sábado (1º). Ao todo, são 31.780 doses, segundo a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
Para Porto Alegre, a estimativa é de que sejam somente 4.890 doses, número insuficiente para atender à demanda represada a partir da ausência do imunizante na semana passada.
Ainda assim, a chegada de novas doses da CoronaVac, ainda que em número bastante reduzido, é importante pois 98% das cidades gaúchas precisaram interromper a aplicação da segunda dose pela falta de CoronaVac. A aplicação foi suspensa em ao menos 490 dos 497 municípios gaúchos, conforme levantamento do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
Estima-se que pelo menos 263 mil pessoas já poderiam ter tomado a segunda dose da CoronaVac no Estado, mas estão à espera de mais vacinas. O período indicado para receber a segunda imunização é entre 21 e 28 dias após a primeira dose.
O governo do RS pretende ainda ampliar a aplicação da primeira dose com vacina de Oxford/AstraZeneca, incluindo pessoas entre 40 e 53 anos com comorbidades e pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade entre 40 e 54 anos.
O avanço do plano nacional de imunização para grupo prioritários depende da chegada de lotes. Além disso, cada município é responsável por organizar a vacinação.