Um avião trazendo uma nova remessa de doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, chegou a Porto Alegre na manhã deste sábado (1º). A informação foi apurada pela coluna junto a fontes do Ministério da Saúde e confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde. Ao todo, são 22,8 mil doses do imunizante, que está em falta no Estado.
No Brasil, são 420 mil doses da vacina do Butantan entregues hoje pelo Ministério da Saúde.
A chegada de novas doses da CoronaVac, ainda que em número bastante reduzido, é importante pois 98% das cidades gaúchas precisaram interromper a aplicação da segunda dose pela ausência do imunizante. Conforme levantamento do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) do Rio Grande do Sul, a interrupção ocorreu em 490 dos 497 municípios gaúchos.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, já havia sinalizado que os lotes de vacinas do Instituto Butantan não seriam suficientes atender a todas as pessoas que estão esperando para tomar a segunda aplicação.
Um volume mais expressivo é aguardado para a próxima semana, já que o Butantan sinalizou ao Ministério da Saúde a entrega de mais doses, a partir da chegada do ingrediente farmacêutico ativo IFA para a produção de vacinas.
Fim de semana cheio
A chegada de doses de vacina ao Estado não para por aí. O grande volume aguardado para este fim de semana se refere à vacina de Oxford/Astrazeneca, produzida pela Fiocruz, e ainda não chegou.
O vôo com 413.750 doses deste imunizante é aguardado para pousar na Capital entre este sábado e domingo (2).
Pfizer
Além disso, até terça-feira (4), 32 mil da vacinas da Pfizer devem ser entregues para aplicação da primeira dose — o lote para a segunda aplicação deve ser disponibilizado cerca de 14 dias após a chegada da primeira remessa.