A advogada e ex-primeira dama de Porto Alegre, Tainá Vidal, se prepara para um momento especial em sua vida profissional. Ela assumirá, nos próximos dias, a direção de um abrigo ligado à Fundação de Proteção Especial (FPE), do governo do Estado. Tainá estreitou laços com a área social durante a gestão de Nelson Marchezan Jr. na prefeitura, quando coordenou ações como a Campanha do Agasalho e Cabide Solidário, além de projetos voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Conforme a coluna apurou, ela atuará à frente do NAR Luis Fatini, que fica em Belém Novo, zona sul da Capital. NAR é a sigla que define Núcleo de Abrigos Residenciais.
A FPE explica que os NARs (eles são chamados assim) são grupos de abrigos distribuídos em distintas regiões de Porto Alegre (Ipanema, Menino Deus, Belém Novo, por exemplo) e têm capacidade média de atendimento para 10 a 12 crianças e adolescentes. “Os atendimentos se dão em pequenos grupos, no qual são garantidos os espaços individuais, atendendo às diferentes idades e sexo das crianças e adolescentes, preservando o vínculo entre o grupo de irmãos”, diz a instituição.
Para quem não é familiarizado, é importante explicar que as crianças e adolescentes acolhidas em abrigos precisaram ser retiradas de família por situação de negligência, abandono ou maus-tratos. Daí a importância de uma estrutura empenhada em promover acolhimento e bem-estar aos abrigados.
No caso do NAR em que Tainá vai atuar, há a especificidade de que abriga pessoas com alguma deficiência ou questões envolvendo saúde mental. É triste, mas é comum que haja algum tipo de sequela em casos de abusos sofridos pelas crianças. Por isso, a necessidade de atenção e promoção de atividades que possam acolher e confortar essas pessoas.
— Eu estou muito feliz com esse novo desafio. Trabalhar com questões sociais me encanta, me move, me emociona muito. Eu pude viver isso durante a gestão do Marchezan e agora estou me organizando para assumir esse novo desafio, com a certeza de que vou crescer ainda mais como pessoa e poder seguir dedicada às pessoas. É um momento especial — explicou.