Para além dos vereadores eleitos em Porto Alegre neste domingo (15), a coluna também listou aqueles que serão empossados como suplentes por sua votação expressiva no pleito. E por que isso é importante? Porque na composição dos governos (e isso vale para as prefeituras), vereadores eleitos costumam ser chamados a integrar o secretariado municipal — dentro da composição política definida a partir da base do prefeito que será eleito. Com isso, os suplentes poderão assumir o Legislativo.
Cabe lembrar, como destacou GZH, que esta eleição renovará quase a metade dos vereadores de Porto Alegre. O resultado da votação vai dar posse no ano que vem a 16 nomes que não ocupavam cadeira no plenário, em um rodízio equivalente a 44% das 36 vagas — índice muito superior aos 30,5% verificados no pleito de quatro anos atrás, levando-se em conta também os suplentes que assumiram o cargo ao longo da legislatura e depois conseguiram se eleger.
A coluna também chamou a atenção para um feito: o PSOL se consolidou para formar, ao lado de PT e PSDB, uma das maiores bancadas da Câmara de Vereadores, com quatro eleitos. A candidata Karen Santos (PSOL) foi a campeã de votos, com o aval de 15.702 eleitores.
Suplentes:
PSDB
Conselheiro Marcelo Bernardi
Helen Machado
PSOL
Prof. Alexandre Fraga
Fran Rodrigues
PT
Reginete Bispo
Marcelo Sgarbossa
MDB
Pablo Melo
Camila Nunes
PTB
Cintia Rockenbach
Paulo Brum
Novo
TJ Albrecht
Juan Savedra
PC do B
Giovani e Movimento Coletivo
Abigail Pereira
PDT
Joao Bosco Vaz
Delegado Cleiton
PP
Jornalista André Machado
Matheus Ayres
Republicanos
Bárbara Penna
Luky Vieira
Cidadania
Aninha do IAPI
Marcos
DEM
Pujol
Mendes Ribeiro
PL
Nereu D'Avilla
Tia Carmen - Mulheres Livres
PRTB
Coronel Ikeda
Policial Mariana Lescano
PSB
Professor Enio Kaufmann
Paulinho Motorista
PSD
Marcelo Chiodo
Bruno Ortiz
PSL
Claudio Conceição
Simone Paganini
Solidariedade
Lisandro
Dingo