O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes viu um vídeo seu viralizar nos últimos dias, em meio à pandemia do coronavírus. Trata-se de uma participação do magistrado em um seminário online do meio jurídico, que contou também com o professor Steffen Augsberg, da Universidade de Giessen, na Alemanha.
Ao se despedir, Gilmar Mendes não percebeu que a câmera permanecera ligada e soltou um palavrão, demonstrando cansaço. Nada comparado, aliás, com a reunião ministerial do último dia 22 de abril quando presidente e ministros soltaram termos nada republicanos.
O vídeo com o ministro do STF se espalhou pelas redes e ele decidiu rir de si próprio com a gafe.
"Dor nas costas e idoso confuso com a tecnologia", escreveu o ministro Gilmar Mendes ao justificar a "interjeição final" e pedir desculpas aos demais convidados.
À coluna, o ministro também interpretou a situação com bom humor. Mendes ainda lembrou sobre o "peso" dos temas tratados, solidário à dor das famílias que enfrentam a covid-19. Ele confessou ter se emocionado em outras lives das quais participou.
Neste episódio, o ministro e os demais convidados discutiam a ética nas escolhas trágicas de alocação de leitos de UTIs e respiradores na pandemia. Veja o vídeo: