É um parlamentar em primeiro ano de mandato o deputado estadual mais econômico da Assembleia Legislativa neste ano. Segundo informações do Portal da Transparência, Fábio Ostermann (Novo) conseguiu poupar 92% da verba de gabinete. No portal, estão disponíveis os gastos dos parlamentares de fevereiro a setembro. Neste período, foram utilizados apenas R$ 10,7 mil pelo deputado e sua equipe. Este valor se refere a material de escritório e indenização veicular, já que ele e os assessores usam o próprio carro para atividades do mandato.
À coluna, Ostermann falou sobre os números e ressaltou que como deputado deve ser exemplo para os demais.
— Assumimos o compromisso de fazer bom uso dos recursos públicos, pois acreditamos que a política é feita de exemplos. Em tempos de crise, temos a obrigação de mostrar para as pessoas que é possível fazer mais com menos — destacou.
A verba da gabinete também pode ser utilizada para impressão de documentos e compra de passagens aéreas. No entanto, todas as viagens de avião que Ostermann realizou no ano foram custeadas pelo parlamentar. O deputado também afirma ter pagado do próprio bolso os cinco mil panfletos que imprimiu para prestar contas das ações do mandato aos seus eleitores e apoiadores.
Diárias
Além da economia com verba de gabinete, Ostermann também está entre os quatro parlamentares que não utilizaram nenhuma diária em 2019. A meta de restringir o uso garante uma economia mensal importante no gabinete. Fora ele, o colega de partido Giuseppe Riesgo (Novo) e os deputados Gaúcho da Geral (PSD) e Luiz Marenco (PDT) também não fizeram uso do benefício.