Uma ação organizada pela Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, comandada pelo secretário Catarina Paladini, em parceria com o Imama, em Porto Alegre, produziu um movimento de empatia e solidariedade direcionado a pacientes em tratamento contra o câncer de mama e do colo de útero. Trata-se de um gesto simples, mas muito significativo em especial às mulheres que passam pela quimioterapia, batizado de Amor em Mechas.
Reunidas na Capital, voluntárias se dispuseram a cortar o cabelo e doá-lo para a confecção de perucas para as pacientes. Para que os cortes - que eram gratuitos - fossem possíveis, a secretaria de Justiça abriu as portas do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e estabeleceu uma parceria com o salão New Center, que disponibilizou os profissionais.
Ao todo, em três horas de atividade, a ação conseguiu recolher 78 mechas de cabelo que serão doadas para instituições que cuidam das mulheres em tratamento, em especial contra o câncer de mama. Na Capital, foram 60 mechas. Além disso, uma única voluntária conseguiu trazer 18 mechas diretamente de Pantâno Grande, que foram reunidas junto à comunidade da cidade.
— O sucesso desta ação só foi possível graças a parceiros como o Imama e o Salão New Center. As pessoas vieram aqui, de maneira voluntária, e mostraram que, com amor e dedicação, tudo é possível. Queremos que a parceria continue e em breve divulgaremos novas ações, que darão continuidade ao Amor em Mechas — afirmou Paladini à coluna.