No começo da noite desta terça-feira (1º), a ponte do Largo dos Açorianos foi iluminada com a cor rosa, em referência à Campanha Outubro Rosa. A mobilização, realizada pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) em parceria com a Prefeitura, foi denominada Ilumina com Rosa Porto Alegre e tem como objetivo conscientizar sobre o câncer de mama.
O evento contou com a presença da vice-presidente do Imama Cintia Seben, do prefeito Nelson Marchezan Júnior, da primeira-dama do município Tainá Vidal, e de representantes da Assembleia Legislativa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Secretaria da Saúde. A cerimônia de abertura foi marcada pela apresentação de um flashmob, realizado pelas voluntárias do instituto.
A ponte foi o primeiro local da mobilização e, além dela, outros quatro pontos da Capital serão iluminados: o Paço Municipal, o Edifício Intendente José Montaury, o monumento em homenagem à cantora Elis Regina, na Orla e a Ponte do Guaíba. O trabalho para dar cor a esses locais é da Coordenação de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb).
De acordo com a direção do Imama, a ideia da ação é incentivar que tanto espaços públicos quanto privados acendam luzes rosa pela cidade, lembrando sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, já que Porto Alegre ocupa o 1º lugar no ranking de capitais do Brasil com mais incidência da doença.