Eleito com mais de 102 mil votos, o deputado estadual e atualmente secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul, Ruy Irigaray, acaba de assumir um novo desafio no PSL: a presidência do partido em Porto Alegre. A função foi designada a Ruy pelo comando da legenda, que é a mesma do presidente da República, Jair Bolsonaro. E com uma razão especial. A direção nacional deseja que Ruy seja candidato à prefeitura da Capital, na eleição de outubro de 2020. A intenção é impulsionar candidaturas que contem com o apoio de Bolsonaro.
Nos bastidores, Ruy é próximo ao presidente e amigo pessoal de Eduardo Bolsonaro, filho de Bolsonaro e deputado federal eleito pelo PSL em São Paulo. Foi ele quem propôs, por exemplo, que o parlamentar recebesse a medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa Gaúcha. À época, Ruy recepcionou o filho do presidente na Assembleia e sustentou que “as pautas do deputado Eduardo Bolsonaro convergem com os interesses do país e do Rio Grande".
Também a convite de Ruy, Eduardo Bolsonaro já tem data para voltar ao Rio Grande do Sul. Eduardo, que está sendo cotado para comandar a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, virá a Porto Alegre no dia 16 de agosto, acompanhado do presidente do BNDES, para falar sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia e os reflexos para o setor vitivinicultor.
Eleições 2020
Sobre a possibilidade de concorrer ou não à prefeitura da Capital, Ruy Irigaray informou à coluna que a decisão ainda não está tomada. Ele é o único porto-alegrense entre os deputados da legenda. Ruy explica que o alinhamento com as pautas defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro, sustentadas por ele antes mesmo de uma formalização de candidatura à presidência, pesou para a escolha do nome dele como possível candidato.
Quanto ao PSL na Capital, Ruy disse que está formando uma equipe de trabalho que ajude a manter o partido unido e coeso, conectado aos temas considerados prioritários pelo presidente.