O ministro da Educação, Abraham Weintraub, será homenageado com a medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa gaúcha. A condecoração foi proposta pelo deputado estadual Luciano Zucco (PSL), e confirmada pelo chefe do MEC na terça-feira (30), durante reunião em Brasília para tratar da implantação das escolas cívico-militares no RS.
A data em que será entregue a medalha a Weintraub ainda não foi confirmada. Segundo o deputado, o evento irá ocorrer no Teatro Dante Barone, em agosto ou setembro.
— No momento em que tiver policiais militares nas escolas, vai inibir o consumo de drogas e qualquer tipo de crime, e ele (Weintraub) é um defensor desta linha. Essa aproximação foi muito natural e positiva — explica Zucco. — Sou ex-aluno de colégio militar. É uma pauta de campanha e na qual eu acredito.
Inspirado em projeto de Zucco, o governador Eduardo Leite enviou à Assembleia em 15 de julho um projeto que prevê a alocação de policiais da Brigada Militar que hoje estão na inatividade para atuarem como monitores nesses estabelecimentos de ensino. Eles receberiam remuneração extra já prevista em lei.
Na reunião, o ministro indicou que o deputado conta com o apoio do governo federal e será responsável por indicar as escolas-piloto que vão receber o modelo cívico-militar. Conforme Zucco, serão dois municípios já neste segundo semestre.
— Estou muito feliz por isso porque é uma possibilidade que nós vamos apresentar para a sociedade gaúcha. Aqueles pais que julgarem que é importante, que eles gostariam poderão colocar seus filhos (nestas escolas). Serão poucas escolas, um municípios que às vezes tem, 50, 60 escolas, vão ter duas, três (no novo modelo). Mas eu espero que, no RS como um todo, nós tenhamos em breve dezenas de escolas — afirma.