Uma imagem em que o papa Francisco recebe uma camiseta que faz campanha pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso em Curitiba desde abril de 2018, circula nas redes sociais após ter sido publicada, na segunda-feira (8), pelo perfil do petista no Twitter e no Facebook. A professora aposentada Leonora Maria Antunes Comegno, que mora na capital paranaense, foi a responsável por viabilizar a entrega.
— Sou defensora do Lula e tenho muito respeito por ele e pelo papa Francisco. São pessoas que se colocam no lugar do outro. Têm empatia pelos demais — conta.
Contudo, não foi a professora quem realizou a entrega da camiseta ao Papa. Segundo ela, isso foi feito por um "conhecido" que ela prefere não identificar.
A ideia, conta, surgiu quando decidiu viajar à Itália. Leonora diz que foi ao diretório do PT em Curitiba e pediu ao secretário da Juventude do partido no Paraná, Martim Esteche, que personalizasse uma camiseta para ser entregue ao pontífice.
— Na camiseta, pedi que colocassem abaixo da imagem: "Lula é nossa voz, para que não se perca e não se cale" — lembra a professora, que segue com sua viagem pelo país europeu.
Troca de cartas
Em maio, pelas redes sociais, o perfil oficial do ex-presidente compartilhou cartas trocadas entre ele e o Papa. A mensagem de Lula era datada de 5 de abril, enquanto a resposta do pontífice ocorreu no dia 3 de maio.
Na carta, Lula agradeceu o apoio que o Papa "vem demonstrado ao povo brasileiro, pela justiça e pela defesa dos pobres". Em sua resposta, Francisco pede que o petista não desanime.