Os títulos mundiais de Grêmio e Internacional abrem o vídeo que o governo do Estado preparou para convencer investidores e empresários a fecharem parcerias estratégicas com o Rio Grande do Sul. A apresentação, com cerca de cinco minutos, está sendo exibida pelo governador Eduardo Leite (PSDB) a potenciais investidores em sua primeira viagem ao exterior à frente do Piratini. Na narração, o locutor destaca que poucas regiões do mundo possuem dois clubes de futebol que são campeões do mundo. E que esta não é a única façanha do povo gaúcho.
Leite, que está em Nova York e seguirá ainda esta semana para Londres, afirma que as reuniões com possíveis investidores são importantes para apresentar as "grandes oportunidades" e o "baixo risco de investimento" no estado do Rio Grande do Sul. O vídeo informa que o Estado tem 11 milhões de habitantes, com formação multicultural e diferenciada. E destaca ainda que o RS tem a 4ª economia do país, como R$ 121,7 bilhões de dólares do PIB (Produto Interno Bruto).
À coluna, a secretária de Comunicação do governo Leite, Tânia Moreira, explicou que a menção à dupla Gre-Nal e aos títulos mundiais busca justamente valorizar as façanhas do nosso Estado.
— É um gancho inicial para falar daquilo que nos orgulha. São dois times fortes, dois times campeões. Uma façanha para nós, gaúchos. Assim como o Carnaval é para o Rio de Janeiro, Grêmio e Inter são uma marca nossa, um patrimônio e um orgulho nosso. É essa força que dá uma linha condutora para a apresentação e que traduz a nossa essência — argumenta.
Assista ao vídeo: