À frente da Polícia Civil no estado do Rio Grande do Sul, a delegada Nadine Anflor não economizou palavras para definir a gravidade do caso em que um homem estuprou uma mulher desacordada, em uma avenida de Porto Alegre, e ainda gravou um vídeo que foi espalhado pelas redes sociais. Nadine afirmou à coluna que a atitude deve ser "devidamente investigada e punida". E fez uma avaliação de que o comportamento do autor do crime denota "menosprezo claro à mulher", que além de ter sido vítima de violência sexual, também sofre os reflexos da divulgação das imagens e consequente exposição pública.
À coluna, Nadine fez questão de ressaltar que a resolução do caso, com punição do responsável, é uma prioridade para a Polícia Civil. A vítima registrou ocorrência nesta terça-feira (28) na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
— É prioridade pela gravidade da atitude do autor, pela repercussão e divulgação das imagens, total menosprezo com a vítima, ficando claro o menosprezo à mulher. Trata como um objeto e essa atitude deve ser devidamente investigada e punida. Serve também como prevenção e conscientização para a sociedade — reforçou a chefe de Polícia do Estado.
O caso está sob responsabilidade da delegada Tatiana Bastos, que conversou com o programa Timeline, da Rádio Gaúcha, nesta quarta-feira (29). Ela também alertou para a gravidade do compartilhamento dos vídeos em grupos de WhatsApp e pelas redes sociais.
— Não é engraçado. Ela é a vítima. Peço que não compartilhem esse vídeo. Não somente porque é crime (compartilhar), mas também por humanidade — afirmou.
Entenda o caso
A Polícia Civil investiga o estupro de uma mulher, que estava desacordada dentro de um carro atravessado na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na zona norte de Porto Alegre. O crime foi gravado em um vídeo pelo suspeito, que divulgou as imagens em grupos de redes sociais. O caso aconteceu na noite do último domingo (26), próximo ao cruzamento com a Avenida Manoel Elias.
O homem — que abusou da mulher e gravou o vídeo — estacionou seu Palio em frente ao carro que estava atravessado na pista central da avenida. Ele caminha até o veículo, abre a porta do carro e encontra o casal desacordado, e a mulher completamente nua. Ainda não se sabe o motivo dos ocupantes do veículo estarem desacordados.
Na sequência do vídeo, o homem começa a mostrar a mulher e grava a cena do estupro. Enquanto isso, no banco traseiro, outro homem entra no carro e começa a mexer nos pertences do casal.
No final do vídeo, o homem foca a imagem no rosto da mulher e a ameaça dizendo que "ela vai aparecer nos grupos (de WhatsApp)". Os dois homens conseguem sair do local sem serem percebidos pelo casal.