Sem mandato após concorrer como vice na chapa de Fernando Haddad (PT) à Presidência, a gaúcha Manuela D'Ávila retornará à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (13). O motivo: receber o Troféu Mulher Cidadã, que reconhece mulheres com atuação relevante em suas respectivas áreas. A homenagem faz parte das atividades especiais da Assembleia no mês dedicado às mulheres.
A indicação do nome de Manuela foi proposta pela bancada estadual do Partido dos Trabalhadores, que é a maior da casa ao lado do MDB (oito deputados cada). A referência à ex-deputada ocorre por sua atuação na "Promoção da Participação Política da Mulher".
Além de Manuela, receberão o troféu: Tânia Regina Silva Reckziegel, na categoria Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência contra a Mulher; Tânia Maria de Paula Feijó, na categoria Educação da Mulher; Maria Eulalie Assumpção Mello Fernandes, na categoria Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda para a Mulher; Marly Vendruscolo, na categoria Saúde da Mulher; Gicele de Azevedo Melo, na categoria Atividade Comunitária em prol da Mulher; e Joanna Burigo, na categoria Mulher na Cultura.
A entrega dos troféus está marcada para ter início às 14 horas, em Sessão Solene, no Plenário 20 de Setembro. Os nomes das agraciadas nesta que é a 22ª edição do Troféu foram indicados pelas bancadas dos partidos e ratificados pelas deputadas estaduais, em acordo com a Mesa Diretora.