Veio do querido e talentoso Ivan Pinheiro Machado a notícia que todos nós moradores da cidade celebraremos neste aniversário de 247 anos de Porto Alegre. Sim, a nossa Capital, do pôr-do-sol mais lindo do mundo, acaba de ganhar uma livraria nova. De rua. De calçada. Em pleno coração do bairro Moinhos de Vento.
Recebemos o Ivan nesta terça-feira (26) no Timeline, programa que dividimos eu, Potter e David Coimbra, todas as manhãs na Rádio Gaúcha. Ivan estava feliz. Especialmente com o carinho que recebeu das pessoas que perambulam pelas calçadas da rua Félix da Cunha.
Como parte desta felicidade, Ivan dividiu conosco a história de uma senhora que levou a ele um espanador de pó, ao ouvir por acaso do destino que ele procurava o instrumento para poder deixar a poeira longe dos livros.
— É só o espanador que tira o pó do livro. Aí comentei levemente ali, tinha um pessoal na rua. E voltei para catalogar os livros. Aí de repente, lá pelas cinco horas da tarde, bate na porta de vidro uma senhora que diz 'eu ouvi tu falando, vi o espanador e comprei'. Uma pessoa que eu não conhecia. É um pequeno exemplo de uma coisa que a gente sente o tempo todo — contou.
Meu amigo David Coimbra definiu assim a chegada da nova livraria à cidade:
— É o presente de que Porto Alegre precisava no dia do seu aniversário, sobretudo uma livraria de calçada, em que as pessoas vão se encontrar. Uma cidade se faz caminhando, mas não só caminhando: caminhando e parando. Uma cidade tem de ter pontos de encontro e de convívio, assim ela se torna mais humana, mais agradável. Uma livraria de calçada torna uma cidade especial.
Ouça a entrevista com Ivan Pinheiro Machado no Timeline: