De pé, ao lado da esposa, Neuza Canabarro, vibrando e acenando constantemente para o público. Foi assim que o ex-governador Alceu de Deus Collares cruzou a passarela do Porto Seco como destaque da principal alegoria da Unidos da Vila do IAPI na primeira noite de desfiles do Carnaval. A escola de samba cantou a trajetória do político desde a infância em Bagé até sua chegada ao Palácio Piratini, em 1991, quando se tornou o primeiro — e único — governador negro da história do Rio Grande do Sul.
Aos 91 anos, Collares se emocionou com homenagem da Vila do IAPI. Em entrevista a Elias Costa, da equipe do Gaúcha no Carnaval, celebrou o desfile com entusiasmo:
— Com extraordinária alegria, estou podendo andar em um caminhão com irmãos meus, com quem gosta de Carnaval, com quem gosta da folia, quem gosta da alegria.
Também destaque na Vila do IAPI, Neuza Canabarro, que durante a gestão de Collares no Piratini atuou como secretária de Educação, revelou que o marido chorou ao visitar no último domingo (10) o barracão da escola e ver os preparativos para o desfile de sexta-feira (15).
— No domingo passado, ele veio aqui para sentir o ambiente. Sentou no carro, desceu os degraus e começou a chorar. Só posso agradecer a alegria que estão dando a ele. Ele está renascendo. Noventa e um anos, uma energia enorme e vibrando. Muito obrigada a todos os carnavalescos — agradeceu.
Em 2017, o ex-governador chegou a ser internado no Hospital Mãe de Deus por causa de uma trombose que acabou resultando em uma embolia pulmonar.
O enredo "O voto é a tua única arma. Prazer! Alceu de Deus Collares, de Bagé" é assinado pelos compositores Rafael Tubino, Vinícius Brito, Thiago Meiners, Vinicius Maroni, Thiago Sukata, Tom Astral, Victor Alves e Saimon.