O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima quinta-feira (03) julgamento que pode resultar na cassação do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, do PT. O processo consta na pauta de julgamentos da corte. O caso se arrasta desde 2016, quando partidos de coligações adversárias a Vanazzi questionaram o registro de candidatura do petista após o resultado da eleição municipal.
Aqui no Estado, o Tribunal Regional Eleitoral já havia decidido, em novembro de 2016, por indeferir a candidatura, com base em condenações do prefeito por improbidade administrativa. Em que pese a decisão do TRE, a ministra Rosa Weber, no TSE, votou pela confirmação da candidatura ainda em 2016. Depois, o pleno do Tribunal confirmou entendimento, mas houve recurso, de parte das coligações adversárias.
O pedido foi acolhido pelo ministro Gilmar Mendes que, após retomado o julgamento, votou pelo acolhimento dos embargos e pela cassação de Vanazzi.
Houve pedido de vista, da ministra Rosa Weber. O julgamento desta quinta deverá retomar o debate sobre a cassação do prefeito.
Vanazzi foi eleito prefeito de São Leopoldo em 2016 após obter 33.850 votos. A reportagem tentou contato com o prefeito, que não retornou as ligações.