Uma das instituições sociais mais tradicionais e respeitadas do Rio Grande do Sul completa 130 anos em 2025, e as celebrações começam neste mês. No próximo dia 21, às 16h, a Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio receberá o cardeal Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, para uma missa especial.
A cerimônia será aberta à comunidade, na capela recuperada da enchente, e terá a presença de crianças e jovens atendidos na entidade, marcando um momento histórico não só para o Pão dos Pobres, mas também para a cidade.
A instituição, que foi severamente atingida pela chuvarada de maio e conseguiu se reerguer com a ajuda da comunidade, oferece acolhimento e ensino a centenas de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. Merece ser aplaudida de pé.
Dom Jaime, nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 8 de dezembro de 2024, é o segundo arcebispo de Porto Alegre a receber esse título, sucedendo Dom Vicente Scherer, que foi nomeado cardeal em 1969. A presença de Dom Jaime no evento simboliza não só a bênção para o início das festividades, mas também um sinal de reconhecimento e prestígio.
Um dos momentos emocionantes da celebração deverá ser a apresentação do coral infantil, formado pela garotada que vive no local.
— Será só o início das celebrações. Ao longo dos meses, vamos desenvolver várias atividades. É uma honra enorme começar 2025 ao lado de Dom Jaime, de nossos jovens e da comunidade nessa missa que é um marco histórico. Momento de celebrar o ano que temos pela frente e de agradecer pelo legado que construímos ao longo dessas décadas e de tudo que ainda vamos construir juntos — diz João Rocha, um dos gestores da instituição.
Serviço
A missa será no dia 21 de janeiro, às 16h, na capela da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio (Rua República, nº 801, no bairro Cidade Baixa), com a presença do cardeal Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre.
Para quem quiser apoiar a fundação, o pix da fundação é 92666015/0001-01 (CNPJ).