O jornalista Carlos Redel colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço.
Ocorre nesta terça-feira (10), das 16h30min às 18h, o Encontro Educativo do Projeto de Restauração do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, atingido pela enchente. As atividades serão realizadas na Sala Araucária do Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A reunião será gratuita e aberta ao público, com o objetivo de relatar o processo de planejamento e execução da primeira etapa da restauração do espaço cultural. Na ocasião, também será apresentado o relatório em vídeo sobre a fase inicial das obras.
O trabalho conta com entrevistas de integrantes das equipes do projeto de restauro, imagens das plantas e do próprio Joaquim Felizardo.
— Nesta fase, foram feitos todos os projetos complementares para que a obra seja orçada e o museu tenha todas os orçamentos para o restauro propriamente dito — diz Cida Herok, produtora proponente do projeto.
Com isso, foi possível contratar a elaboração dos projetos executivos de restauro que são obrigatórios para a fase seguinte. Ainda foram realizados os levantamentos arquitetônico, de danos e de estado de conservação do museu.
O projeto tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), planejamento e gestão de Cida Cultural, patrocínio da CMPC, apoio da Associação dos Amigos do Museu de Porto Alegre (Amupoa) e realização do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, da Prefeitura de Porto Alegre e do Ministério da Cultura e Governo Federal.