Começou a intervenção artística que vai transformar a Travessa Araújo Ribeiro, entre as ruas Sete de Setembro e Siqueira Campos, no centro de Porto Alegre, em Travessa Passarinho. Como a coluna antecipou na última segunda-feira (28), a via será uma homenagem ao poeta Mario Quintana e dará continuidade à Travessa dos Cataventos, que corta a Casa de Cultura.
Liderada pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (à frente do projeto Centro+), a remodelação do espaço inclui a instalação de bancos e floreiras, iluminação cênica, câmeras de segurança, pintura do piso e painéis gigantes de street art.
Os murais artísticos, com previsão de conclusão em 23 de novembro, são inspirados no Beco do Batman, que virou ponto turístico em São Paulo. Para iniciar os trabalhos, os artistas fizeram as marcações na noite de sexta e, no sábado (2), começaram a pintura, que vi ocupar um paredão inteiro e já chama a atenção no Centro Histórico.
Quando passei por lá, no fim da tarde de sábado, dois craques estavam grafitando: Tio Trampo, preparando figuras geométricas, e Erick Citron, colorindo um desenho em tributo a um poema de Quintana sobre a amizade.
A finalização do trabalho ocorrerá durante o evento Grafite Sinfônico, marcado para o próximo dia 23, das 14h às 23h. Será um espetáculo promovido pelo Black Sheep Project em parceria com a prefeitura e que terá um diferencial: vai misturar a pintura e música sinfônica ao vivo, entre outras atividades.
Os artistas participantes
- Athos Ribeiro da Silva
- Maick Lima da Silva
- Ketherine Claudino Belli
- Leandro Leite Alves
- Luiza de Souza Câmara
- Luis Flavio de Lacerda Vitola - o Tio Trampo
- Erick Citron
- Jonathan de Leon Peres
- Marcelo Bardaji
- Ricardo Dias Moreira
- William dos Santos Iandell