Porto Alegre vai ganhar mais quatro murais gigantes e multicoloridos. A novidade é parte da terceira edição do Festival Olhe pra Cima — o primeiro de muralismo e arte pública da cidade.
As pinturas ocorrem até dezembro no Centro Histórico.
Com isso, serão 13 obras já realizadas pelo projeto, idealizado e coordenado por Vinicius Amorim, em prédios da área central e do bairro Cidade Baixa, somando mais de 5 mil metros quadrados de intervenções artísticas.
Para esta edição, a organização convidou os artistas Pamela Zorn, Cacau Weimer, Tiago Berao e Xadalu Tupã Jekupé. Eles serão responsáveis por dar vida a empenas de prédios nas ruas dos Andradas, Jerônimo Coelho e Coronel Genuíno.
Cada mural conta uma história, e diferentes simbolismos estão escondidos atrás das cores e formas que compõem as obras de arte.
Com financiamento Pró-Cultura RS, patrocínio Tintas Renner e apoio Elev Energy Drink, o festival começou com Pamela Zorn, que ocupará a fachada na Rua Coronel Genuíno, e devem encerrar em 20 de dezembro.
Cada mural leva em torno de 20 dias para ser pintado, dependendo do clima e da complexidade de cada desenho. Serão mais de 1,2 mil litros de tintas e vernizes. Em torno de 60 profissionais estão envolvidos no projeto, entre artistas, assistentes, produtores, técnicos, engenheiros e bombeiros, entre outros.
Convocatória
Nas edições de 2021 e 2022, o Festival Olhe pra Cima realizou duas ações sociais: as pinturas de murais no Território Ilhota e na fachada da Casa de Acolhimento Mulheres Mirabal.
Em 2024, será a vez do bairro Sarandi, um dos mais atingidos pela enchente. A região vai receber uma intervenção artística coletiva assinada por 10 artistas, junto do Coletivo Abrigo, uma organização de educação, cultura, esporte e assistência social fundada em 2015.
Os 10 artistas em questão serão selecionados por meio de uma convocatória no site do evento. Os escolhidos receberão um cachê de R$1,2 mil e desenvolverão uma obra conjunta que irá integrar o tour do evento.
As inscrições estão abertas até 8 de dezembro, e os artistas selecionados serão divulgados em 14 de dezembro. Para mais informações, acesse o site olhepracima.com.br e o perfil no Instagram @olhepracima.art