Pela primeira vez com programação 100% gaúcha e força total na retomada após a catástrofe climática, o Porto Alegre em Cena teve um primeiro final de semana histórico. Segundo a organização, todas as sessões, de todos os espetáculos, em todos os teatros lotaram.
— Foi lindo ver, nem nos melhores sonhos imaginávamos algo assim. Decidimos mudar todo o evento na última hora, por causa da enchente de maio. Queríamos uma edição local e histórica, mas, sem o aval do público, nada disso seria possível. E o público abraçou o Porto Alegre em Cena — celebra o coordenador-geral Luciano Alabarse, um dos mais experientes diretores do Rio Grande do Sul.
A 31ª edição estava praticamente pronta quando a água da começou a invadir as ruas da Capital. O plano original era promover uma temporada com grande número de espetáculos internacionais, para marcar o retorno do evento ao mês tradicional, setembro (as duas últimas edições foram realizadas em etapas que ocorriam em meses distintos do ano).
A chuvarada mudou tudo e, com coragem, os organizadores decidiram refazer toda a programação.
O festival, então, começou na última sexta-feira (22) com foto nos artistas do RS, desenhada para valorizar e ajudar o setor a se reerguer. Foi a primeira vez na história do encontro que isso aconteceu. E deu certo.
— É uma vitória do teatro gaúcho — resume Alabarse, emocionado.
A 31ª edição se estenderá até o dia 1º de dezembro e terá mais de 70 espetáculos de teatro, dança e circo, e mais de uma dezena de atividades paralelas, entre exposições, leituras dramáticas, oficinas e intervenções.
31º Porto Alegre em Cena
- Até 1º de dezembro em diferentes espaços da Capital. A programação completa pode ser conferida no site portoalegreemcena.com.
- Os ingressos custam R$ 40 e podem ser adquiridos na plataforma Sympla ou no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), de terça a domingo, das 12h às 20h.
- Também há atrações gratuitas.