A Semana Lixo Zero, que começou na última segunda-feira (28) e vai até domingo (3), terá uma atividade, digamos, inusitada na reta final: um "banho de floresta".
Promovida pela startup Green Thinking, integrante do Tecnopuc, a ação vai ocorrer no Parque da Redenção, às 15h, tendo como ponto de encontro o Monumento ao Expedicionário - as vagas esgotarem-se nas primeiras horas de divulgação do evento.
Nascida na década de 1980, no Japão, com o nome de shinrin yoku (que significa “banhar-se na atmosfera da floresta com todos os sentidos despertos”), a prática chegou recentemente ao Brasil e tem o objetivo de melhorar a saúde física e mental de quem participa.
Basicamente, consiste em passar tempo em contato com a natureza - pode ser parado, caminhando, sentado no chão, tocando as árvores, ouvindo o som do vento nas folhas, etc.
Das atividades de conexão com a natureza, é considerada pelos praticantes a que traz melhores benefícios para a saúde. O motivo é o ar das florestas, repleto de substâncias químicas chamadas fitocidas.
Acredita-se que, quando inspirados pelos seres humanos, esses elementos ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, a atividade traz benefícios relacionados ao relaxamento e à redução do estresse.
O "banho" será guiado pela bióloga Ana Carolina Felício Crusius, formada pelo Instituto Brasileiro de Ecopsicologia, e terá duração de cerca de uma hora. Se vocês passar pela Redenção e ver um grupo de 15 pessoas curtindo o bosque, já sabe.