Não foram uma nem duas: o biólogo gaúcho Cesar Rodrigo dos Santos participou de 15 viagens ao continente gelado e transformou a experiência em livro. Nesta quinta-feira (10), às 19h30min, em evento para convidados no Museu do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, ele lança Expedições Antárticas.
— O livro é uma janela para um local que pouca gente tem a oportunidade de visitar, um continente de terra e gelo, mas muito importante para a humanidade, principalmente para o Brasil, influenciando, entre muitas coisas, o clima. Com características únicas, o lugar guarda muitas riquezas e todos temos direito de conhecer e principalmente zelar — resume o autor.
Com imagens feitas pelo biólogo, textos da jornalista Sílvia Marcuzzo e realização da Simples Assim (produtora cultural de Novo Hamburgo), a obra destaca as viagens por ele realizadas entre 2002 e 2017, a bordo de navios polares de apoio à pesquisa e de aviões da FAB.
À época, Cesar foi pesquisador da Unisinos e realizou as expedições por meio do Programa Antártico Brasileiro. Sua dedicação ao estudo da avifauna, como o monitoramento de aves, ovos e ninhos, é uma das muitas contribuições do trabalho.
A obra também destaca a singularidade do ecossistema antártico, as experiências pessoais do fotógrafo e momentos impactantes das expedições, como o incêndio na estação antártica em fevereiro de 2012.
Cesar esteve presente durante o acidente e capturou imagens que circularam pelo mundo. Algumas delas estão na obra, como um retrato histórico daquele momento desafiador.
Retomada
O evento de lançamento tem significado especial, pois marca a reabertura do museu pós-enchente.
No local, também ficará em cartaz, até 30 de outubro, uma exposição gratuita de fotos do livro. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (51) 2200-0640. Para saber mais e adquirir a obra, é só acessar o site expedicoesantarticas.com.br.
O livro Expedições Antárticas também estará à venda, após o lançamento, na Livraria No Pátio (Avenida São Borja, 97, Rio Branco, em São Leopoldo), na Infinity Livros & Ideias (Feevale Campus II – Vila Nova, em Novo Hamburgo) e na Livraria Taverna (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, em Porto Alegre).
Para tornar o projeto acessível e inclusivo a todos os públicos, o livro também está disponível no formato EPUB, para pessoas cegas ou com baixa visão. Basta enviar um e-mail para contato@simplesassim.art.br, solicitando o formato.
Atividades pedagógicas
O projeto ainda abrange atividades pedagógicas elaboradas para ajudar professores do 6º ao 9º ano a abordar assuntos relacionados ao livro em sala de aula. O conteúdo está disponível no site da iniciativa.
Além disso, 60% do livro terá distribuição gratuita, principalmente para universidades e centros universitários. Ainda, o autor percorrerá escolas municipais das cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo para fazer bate-papos com alunos.
O projeto tem uma série de patrocinadores, realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Marinha do Brasil.