A antiga Casa de Retiro Vila Betânia, da Arquidiocese de Porto Alegre, está se abrindo para o turismo religioso e para visitantes em busca de paz, simplicidade e contato com a natureza.
Construído na década de 1950, o prédio deixou de ser restrito a padres e seminaristas e, até o fim de 2024, deve receber uma nova operação gastronômica, inspirada no Café da Catedral, no Centro Histórico.
O lugar fica ao lado da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, fundada em 1935 e revitalizada em 2022, e do Hospital Divina (antigo Divina Providência), no bairro Cascata.
A área é rodeada de mata nativa e lembra um refúgio no Interior, com árvores, folhagens, flores, pássaros e até uma cascata, que leva água à fonte considerada sagrada.
Estive lá para conhecer o lugar e conversar com a gestora e curadora do espaço, Letícia Huff. Ela já havia sido convidada pela Arquidiocese para assumir a operação do salão nobre da Catedral Metropolitana e abrir o famoso café. Deu tão certo que o local virou um ponto turístico da Capital, do ladinho do Palácio Piratini.
Desde 2021, Letícia tem o desafio de tornar a Vila Betânia sustentável financeiramente, abrindo as portas ao público sem perder a essência e a história do lugar.
— Decidimos atuar como pousada, mantendo os retiros, e passamos a receber eventos corporativos, sempre respeitando as características e em comunhão com a fé católica — diz Letícia, que já está com a agenda de eventos do local lotada em outubro e novembro.
Sessenta apartamentos foram reformados e receberam nova mobília, inclusive camas de casal, opção antes inexistente. São acomodações bastante simples (não se encaixam no perfil de quem busca luxo), com diárias na faixa dos R$ 100 aos R$ 200.
Toda a comida é feita no local e esta é uma das grandes apostas da curadora, que prepara novidades para os próximos meses.
— Está nascendo a ideia de criar algo no jardim, que é muito bonito, com mesas e cadeiras sob as árvores. Ainda estamos definindo os detalhes, mas a intenção é seguirmos o modelo do café, com ótima gastronomia e ambiente acolhedor. Meu sonho é que esse lugar se torne mais conhecido e visitado — destaca Letícia.
Serviço
A Vila Betânia fica na Rua da Gruta, 109, no bairro Cascata, a 8 quilômetros do centro de Porto Alegre (ao lado do Hospital Divina e da Gruta Nossa Senhora de Lourdes). É possível reservar pela plataforma Booking ou pelo WhatsApp (51) 9 9545-4219.
A gruta fica no mesmo endereço, com visitação diária das 8h30min às 17h30min e missas aos sábado e domingos às 16h. Para batizados e casamentos, reservar via (51) 9 9898-9293.
Se você quiser saber mais detalhes, a dica é seguir o perfil da Vila Betânia no Instagram: @vilabetaniapoa.