Porto Alegre terá uma programação especial - e gratuita - em memória a um dos escritores mais influentes do século 20: Franz Kafka. O objetivo é lembrar o centenário da morte do autor.
Para isso, o Goethe-Institut, na Capital, em colaboração com Casa da Memória Unimed Federação-RS, Scriptum Produções Culturais e Editora Arquipélago, lança o projeto "100 anos sem Kafka".
As atividades têm início no dia 14 de agosto, às 19h, na sede do Goethe, com palestra de Nilson Luiz May, médico e escritor, estudioso de Kafka há mais de três décadas.
O painel terá a participação do jornalista Juremir Machado da Silva e será seguido pela abertura da exposição "Komplett Kafka", que apresenta ilustrações e textos do artista austríaco Nicolas Mahler sobre a vida e obra do célebre escritor, extraídos do livro homônimo.
Integra a mostra, ainda, uma entrevista em vídeo com Mahler, realizada por Augusto Paim, do Goethe-Institut de Porto Alegre.
Mais detalhes
A exposição "Komplett Kafka" ficará aberta ao público de 14 de agosto a 14 de setembro, com os seguintes horários de visitação: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.
O projeto também inclui eventos nos dias 21 e 28 de agosto (as chamadas “Quartas com Kafka”), sempre às 19h, no Goethe-Institut.
No dia 21, ocorre um bate-papo sobre "O legado de Kafka no século 21", com Fernanda Nunes Barbosa e Abrão Slavutzky e moderação de Rafael Bassi.
Em 28 de agosto, será exibido o filme "A Glória da Vida" (Die Herrlichkeit des Lebens, de 2024) sobre Kafka, em alemão, com legendas em português.
De acordo com os realizadores, “100 anos sem Kafka” tem como objetivo celebrar a vida e obra do autor, promover aprendizado e reflexão sobre seu legado e garantir acesso gratuito à cultura para o público em geral.
Kafka, conhecido por obras como "A Metamorfose" e "O Processo", continua relevante por abordar temas como burocracia opressiva, isolamento e a busca por sentido em um mundo caótico, ressoando com as experiências do século 21.
Serviço
Toda a programação é 100% gratuita e ocorre no Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112 - Moinhos de Vento). Mais detalhes no site da instituição.
Para a palestra de abertura, no dia 14, às 19h, com o dr. Nilson May, é necessária inscrição no e-mail memoria@unimedrs.coop.br. Para as demais atividades, basta ir ao local.