A Santa Casa de Porto Alegre lança, no próximo domingo (1º), sua nova campanha de doação de órgãos. Com o tema “Esperança: o tempo é precioso para quem espera”, a ação traz depoimentos de pessoas que esperam por transplantes (leia alguns abaixo).
A intenção, com isso, é estimular potenciais doadores a deixarem familiares e amigos cientes desse desejo, para que a decisão seja respeitada. A negativa familiar, ressalta o diretor médico do Centro de Transplantes da Santa Casa, José Camargo, continua representando mais de 40% dos motivos de recusa. E tem muita gente na fila de espera.
Neste mês, mais de 2,4 mil pacientes no RS aguardam a notícia que pode salvar suas vidas. No Brasil, são 62 mil pessoas, que precisam de rins, fígados, corações, pulmões, pâncreas ou córneas.
Coração verde
Para incentivar o debate sobre o tema, a campanha te convida a adotar um coração verde (símbolo da causa) nos perfis das redes sociais, junto da frase “sou doador (ou doadora) de órgãos”. Eu já fiz isso.
Depoimentos de quem espera na fila
Não tem porque não salvar vidas se tu tem essa possibilidade. Eu tenho certeza que existem muitas pessoas que gostariam que fosse realizada a doação, mas nunca disseram pra ninguém. Infelizmente, a doação de órgãos é um assunto que ninguém conversa.
FERNANDO ULGUIM PEREIRA, 52 ANOS
Paciente da Santa Casa de Porto Alegre em lista de espera por um transplante de coração
Quando a gente entra na lista começa uma corrida contra o tempo. É assustador, dá medo, mas você descobre uma força que não fazia ideia que tinha. Hoje, mesmo depois de um ano, eu sigo com muita fé e esperança que meu pulmão vai chegar.
ELIZÂNGELA MOTA, 45 ANOS
Paciente da Santa Casa de Porto Alegre em lista de espera por um transplante de pulmão
Antes de descobrir a necessidade de um transplante, eu ia pra escola de a pé, eu dançava, eu fazia capoeira e chegou um tempo que eu não pude fazer mais nada, eu só ficava deitada, mexendo no telefone; no oxigênio, ligada em uma extensão.
VITÓRIA BARBOSA, 19 ANOS
Paciente da Santa Casa de Porto Alegre em lista de espera por um transplante de pulmão