Tradicional reduto da boemia em Porto Alegre, a Cidade Baixa prepara uma baita festa de retomada. A promessa é realizar o "maior evento de rua da história do bairro", muito afetado pela enchente de maio. A programação está confirmada para o próximo domingo (28), das 11h às 23h.
É isso mesmo: serão 12 horas de atividades. O festejo vai ocorrer em cinco pontos: nas ruas João Alfredo, Joaquim Nabuco e Lopo Gonçalves, na Travessa Venezianos e no Largo Zumbi dos Palmares.
Nesses locais, serão montados cinco palcos, que receberão 20 bandas. A programação também contará com a presença de 12 feiras, organizadas por Brick de Desapegos, La movida, Feira Realiza, Feira Fridas, Feira me Gusta, Coletivo de Rua, Asa Coletivo, Projeto Mercado, Se Joga e Mercado IT.
Como nasceu essa ideia? De uma mobilização orgânica, criada no próprio bairro, que já conta com a adesão de mais de 60 empreendedores locais e empresas parceiras (como a Heineken e a Amstel).
São comerciantes, prestadores de serviços e pessoas que vivem na região. Essa turma decidiu unir forças durante a catástrofe climática para se ajudar e, agora, vai lançar um movimento chamado Viva CB!.
— Tudo começou com a criação de um grupo de WhatsApp na enchente. Depois, a gente passou a fazer reuniões, com sugestões de como superar as dificuldades. O evento vai consolidar isso. É uma forma de levantar a autoestima do bairro — destaca Renata Botelho, uma das idealizadoras.
Quando uma mobilização desse tipo nasce na própria comunidade, não tem erro. Vai dar certo. Se você ainda não tem programa para domingo, já sabe: passa lá na Cidade Baixa!