Depois de três meses de fechamento forçado pela enchente, o Grezz, um dos espaços musicais mais inovadores e queridos do 4º Distrito de Porto Alegre, está prestes a reabrir - e vem com novidades.
A partir de 1º de agosto, o bar promove o Festival Grezz de Portas Abertas, com música, artes visuais (incluindo pintura ao vivo), brunch, gravação de podcast e feira de vinil.
Acompanho a história do lugar desde o início. Quando soube que uma antiga fábrica de botões viraria uma casa de jazz, em outubro de 2023, não tive dúvidas: publiquei em primeira mão aqui na coluna, porque uma notícia assim merece destaque.
Depois, com os estragos da catástrofe climática, escrevi sobre a luta dos sócios Rafael Rhoden, Bruno Klein e Lúcio Vargas para manter o negócio. O prejuízo foi tão grande que eles cogitaram desistir. Para a sorte do público, o trio superou as dificuldades e, agora, está finalizando os detalhes do retorno.
— É difícil até de falar. O baque foi muito grande. Estamos recomeçando da forma possível, com muita vontade de fazer dar certo — diz Rafael, que também participou de um episódio do Perimetral Podcast sobre o futuro do 4º Distrito, uma das áreas mais afetadas pela cheia do Guaíba.
A programação do festival começa na noite de 1º de agosto e vai até dia 4. Haverá uma série de shows, incluindo as apresentações da Grezz Band, dos grupos Kula, Marmota e Pardox e do cantor Juliano Barreto, com um tributo a Stevie Wonder, entre outros destaques (veja os detalhes abaixo).
Durante todo o evento, também haverá sessões de live painting e exposição de obras de arte.
— As paredes do Grezz tinham trabalhos assinados por Rodrigo Capovilla que, lamentavelmente, se perderam com a enchente. Agora, queremos refazer nosso acervo, além valorizar o trabalho dos artistas nesse momento tão difícil — destaca Rafael.
Brunch e vinil
Outra novidade da retomada será a abertura durante o dia: no dia 3 de agosto, sábado, a programação começa mais cedo, com entrada franca. Haverá brunch, servido a partir das 11h (uma forma de valorizar a nova cozinha do estabelecimento, que foi toda reformulada), e feira de vinil.
A feira terá clássicos e raridades e será organizada pelo coletivo Vitrola RS. A discotegagem ficará por conta dos DJs Damon Meyer e Manoel Canepa.
No mesmo dia, às 15h, quem estiver por lá poderá acompanhar a gravação de um episódio do podcast A História do Disco, com a jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin, que irá entrevistar a cantora Andréa Cavalheiro.
Festival Grezz de Portas Abertas
Programação de reabertura – de 1º a 4 de agosto
1º de agosto, quinta-feira
- Grezz Band + convidados (Tiago Ferraz, Indira Castro, Juliano Barreto,Re Adegas, Marcos Delfino, Kelly Carvalho, entre outros)
- Abertura da casa: 19h
- Horário do show: 21h
- Ingressos no Sympla
2 de agosto, sexta-feira
- Kula Jazz e Marmotta + convidados
- Live paiting com Gus Bozzetti e Pena Cabreira
- Abertura da casa: 19h
- Horário do show: 21h
- Ingressos no Sympla
3 de agosto, sábado
Das 11h às 15h
- Brunch
- Feira de Vinil com Vitrola RS
- Live painting com André Lacerda
- 15h: gravação de episódio do podcast A História do Disco - Bruna Paulin entrevista Andréa Cavalheiro
- Entrada franca
A partir das 21h
- Tributo Stevie Wonder, com Juliano Barreto
- Ingressos no Sympla
4 de agosto, domingo
- Pardox – Sid, Leo Henkin e Cláudio Spritzer
- Abertura da casa: 17h
- Horário do show: 20h
- Entrada franca
Exposição Reconstrução em Cores - Arte e Reconstrução Unidas
A mostra destaca a importância da música e da pintura durante o período de reconstrução. A curadoria de Vanessa Annunciata, da Galeria Coletiva 9, em parceria com Grezz, reunirá artistas plásticos como André Crespo, Alessa Baggio, Mesquita, Leoni, Chassa, Eduardo Meyer, Tassia Reis, Charles Chaim, Andréa Carvalho, André Lacerda, Gus Bozzetti, Pena Cabreira e Lúcio Vargas, que é um dos sócios do Grezz, que também terá um ateliê no local.
Próximos shows no Grezz em agosto
- Dia 7: Indira Castro + Paulo Dorfman - Voz e Piano
- Dia 8: Jazz Passengers
- Dia 9: The Hard Working Band
- Dia 10: Gudinaite (Patricia Parenza e Diego de Godoy) – ingressos já esgotados
- Dia 15: Nei Lisboa
- Dia 16: Melina Vaz
- Dia 17: Grezz Band + Convidados
- Dia 21: Bossa Nossa
- Dia 23: Funkalister
- Dia 28: Lil Jimmy Reed- USA
- Dia 29: Tributo Secos e Molhados com Marcos Delfino
- Dia 30: Cinnamon Jazz
- Dia 31: Rock de Galpão