A volta do hotel Colline de France, na Serra, ao topo da lista dos melhores do mundo na plataforma TripAdvisor é uma ótima notícia para Gramado, em um momento delicado. Como apontou minha colega e amiga Giane Guerra, que conhece muito bem o empresariado gaúcho e suas dores, projeções de redução no movimento de turistas andam preocupando a cidade, e com razão.
É claro que o destaque internacional conquistado por um único hotel não vai resolver os desafios do setor turístico no município, até porque o Colline não é o que se pode chamar de “hospedagem popular”.
Ainda assim, o empreendimento virou, por si só, um atrativo à parte na região. Depois de três anos, voltou a ser o “mais querido” no aplicativo de viagens (que tem mais de 400 milhões de usuários ao redor do planeta), graças às avaliações positivas de hóspedes nos últimos 12 meses - depois dele, aparecem estabelecimentos nas Ilhas Maldivas, no Vietnã e na Indonésia. Só há outro brasileiro entre os 25 do ranking em 13º posição - o Salinas Maragogi, em Alagoas.
Estive no Colline de France em 2023. Não é barato, longe disso, mas é uma experiência única, e não exatamente pela “atmosfera francesa” ou pelos móveis esculpidos à mão.
O grande segredo do hotel gramadense é a qualidade do atendimento e a hospitalidade. Parece pouco, mas é o que faz a diferença, além, é claro, da ótima estrutura. E digo mais: o excelente desempenho ajuda a disseminar, entre visitantes de fora do Estado, uma boa impressão a respeito da cidade e do Rio Grande do Sul. É um chamariz e tanto.